Tribunal recebe Selo Ouro por aprimorar sistema de estatísticas

Compartilhe
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi agraciado com o Selo Justiça em Números, na categoria Ouro, pelo esforço feito em 2013 para aprimorar o sistema de estatística de informação do Judiciário cearense. A entrega da premiação ocorreu na segunda-feira (10/11), durante o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que reuniu presidentes dos tribunais brasileiros em Florianópolis (SC).

A iniciativa é uma promoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é incentivar os tribunais a aperfeiçoar a qualidade das informações enviadas ao Justiça em Números, que é o anuário estatístico produzido pelo CNJ. Os dados são referentes à movimentação processual, despesas e pessoal, entre outros, e servem para subsidiar os gestores de maneira eficaz na elaboração de políticas públicas.

De acordo com a secretária especial de Planejamento e Gestão do TJCE, Diana Santos Pontes, contribuíram para a premiação o cumprimento dos prazos e o envio integral das informações, além da extração dos dados de litigiosidade feitos por sistema automatizado e em conformidade com as Tabelas Processuais Unificadas. Foi considerada também foi a estruturação da Divisão de Estatística e a elaboração periódica de relatórios gerenciais para subsidiar a alta administração na tomada de decisão.

Selo – O Selo Justiça em Números foi dividido em quatro categorias, de acordo com a prioridade que cada tribunal conferiu aos respectivos sistemas de coleta, produção e disseminação de dados estatísticos. Na primeira edição do evento, 73 cortes foram agraciadas, sendo que apenas seis receberam o Selo Diamante, categoria mais alta da premiação. Em seguida, 19 estados ganharam o Ouro (entre eles o Ceará), três ganharam o Prata e 45, o Bronze.

Fonte: TJCE