No Piauí, sistema permite audiências sem processo físico

Você está visualizando atualmente No Piauí, sistema permite audiências sem processo físico
Compartilhe
Já está em pleno funcionamento o sistema que permite a realização de audiências de processos físicos no centro judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI). O sistema dá maior celeridade processual e beneficia diretamente magistrados, servidores e as partes em geral, já que pode ser utilizado em todos os esforços concentrados do tribunal.

O sistema foi usado pela primeira vez durante a 9ª Semana Nacional de Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Paulo Roberto de Araújo Barros, o sistema permite que todas as informações dos processos sejam enviadas por meio eletrônico aos magistrados diretamente para os locais das audiências, sem a necessidade do processo físico.

“Além de maior praticidade, o sistema contém dados estatísticos das varas e dos centros judiciários, importantíssimos para a gestão do tribunal. Permite, por exemplo, que os magistrados saibam a quantidade de processos julgados, audiências designadas, conciliações realizadas e número de acordos, tudo isso obtido de forma rápida e fidedigna”, explicou o juiz Paulo Roberto.

Para o magistrado, a ferramenta é um avanço do TJPI e representa um passo à frente, pois cria mecanismo para aumentar a conciliação e a mediação, na medida em que impõe celeridade processual. “Seu uso na Semana Nacional de Conciliação mostrou toda a sua efetividade e foi aprovado por todos. Agora, será usado no Centro Judiciário para melhoria dos trabalhos, inclusive no cumprimento das metas do CNJ. O sistema é integrado com os demais do TJPI”, complementou o juiz Paulo Roberto.

Fonte: TJPI