II Semana Nacional do Júri terá mais de 3 mil processos em pauta

Você está visualizando atualmente II Semana Nacional do Júri terá mais de 3 mil processos em pauta
Compartilhe

Os 27 Tribunais de Justiça do país vão enviar 3.142 processos para julgamento na segunda edição da Semana Nacional do Júri, que será realizada entre os dias 13 e 17 de abril. O número representa um aumento de 28% em relação aos 2.442 processos que foram levados a júri popular durante a mobilização nacional de 2014.

O prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos Tribunais para encaminhamento da pauta de julgamento terminou no dia 25/3.

O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) é a unidade judiciária que mais listou processos para a Semana Nacional do Júri de 2015: 481 no total. Em seguida, estão os tribunais da Bahia (TJBA), com 365; Goiás (TJGO), com 246; e Ceará (TJCE), com 243.

Conheça o volume de processos listados por estado no mapa abaixo:

Em 2014, 29,83% dos processos agendados para a Semana Nacional do Júri não foram julgados. Para 2015, a expectativa é reduzir esse índice, como explica o conselheiro Guilherme Calmon, representante do CNJ no Comitê Gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

“Os problemas que aconteceram na primeira edição da Semana, como adiamento pelo não comparecimento de um réu preso ou de testemunhas, foram identificados e os gestores da Enasp estão fazendo um trabalho preventivo em cada tribunal para evitá-los neste ano. Esperamos nos aproximar bastante da meta de julgar 3.142 processos em 2015”, afirmou o conselheiro.

Casos emblemáticos  Na pauta de julgamentos do TJBA, foi incluído o caso da empregada doméstica Simone de Jesus Nogueira, vítima, em 2013, de agressão com ácido sulfúrico que culminou em morte. A ré teria cometido o crime em um ponto de ônibus do bairro de Paripe, em Salvador, por ciúmes da relação que a vítima tinha com um motorista rodoviário.

Entre os 103 processos listados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) para a Semana Nacional do Júri deste ano, está previsto o caso de estupro e homicídio registrado pela Comarca de Cascavel, em 1995, a 500 quilômetros da capital Curitiba. A vítima Nadir Cândida da Silva foi morta e decapitada após ser estuprada por dois homens, que tiveram a ajuda de um terceiro envolvido.

Balanço de 2014 – No ano passado, dos 2.442 processos levados a júri popular durante a 1ª Semana Nacional do Júri, 1.523 julgamentos terminaram em condenações para os acusados e houve 751 absolvições. No mesmo período, 241 unidades judiciais de todo o País realizaram pelo menos quatro sessões do júri.

O CNJ incentiva o julgamento de acusados por crimes abrangidos pelo Tribunal do Júri ao monitorar o cumprimento das metas de persecução penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). O objetivo da iniciativa, encampada também pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelo Ministério da Justiça, é levar a julgamento especialmente réus de processos antigos, referentes a crimes praticados pelo menos cinco anos antes. Em 2014, a Justiça julgou 17.348 processos relativos a crimes do Tribunal do Júri com denúncia apresentada até 31 de dezembro de 2009.

Fábia Galvão
Agência CNJ de Notícias