Ceará realiza 220 sessões de julgamento durante Semana Nacional do Júri

Você está visualizando atualmente Ceará realiza 220 sessões de julgamento durante Semana Nacional do Júri
Compartilhe

Das 335 sessões de júri popular agendadas para a II Semana Nacional do Júri, o Ceará realizou 220 julgamentos. O dado corresponde a 65,7% de efetividade. Esse foi o balanço final divulgado na segunda-feira (20/4) pela desembargadora Adelineide Viana, coordenadora da força-tarefa no estado e gestora de metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

Das sessões realizadas, 146 (66,4%) resultaram em condenações e 58 (26,4%) em absolvições. Outras 16 (7,3%) foram desclassificadas, situações em que o juiz considera que o crime não pode ser apreciado pelo Tribunal do Júri. As 115 sessões restantes foram adiadas por diversos motivos, como o não comparecimento das partes, falta de defensor público, entre outros.

Em Fortaleza, foram realizadas 23 sessões. A 2ª Vara do Júri foi a que promoveu a maior quantidade julgamentos (8). Entre as comarcas do interior, Crato e Baturité foram as que mais realizaram sessões, com oito júris cada uma. Em segundo lugar, ficaram as comarcas de Cedro e Morada Nova, com seis júris cada.

Sucesso – Para a desembargadora Adelineide Viana, a força-tarefa foi um sucesso. “Os resultados obtidos refletem o comprometimento do Judiciário cearense com a efetividade e correta distribuição da Justiça”, avaliou.

Em 2014, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi o segundo tribunal do País a julgar mais processos de crimes contra a vida, em números absolutos. Entre 17 e 21 de março do ano passado, o Poder Judiciário cearense promoveu 210 sessões, incluindo aquelas em que houve a desclassificação do crime. O TJCE ficou atrás somente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com 352 julgamentos.

Semana do Júri – Realizada de 13 a 17 de abril de 2015, a II Semana Nacional do Júri é uma iniciativa do comitê gestor da Enasp, integrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ministério da Justiça (MJ).

O objetivo é julgar a maior quantidade possível de processos de crimes dolosos (cometidos com intenção) contra a vida, especialmente os praticados há pelo menos cinco anos, com denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009. De acordo com dados do CNJ, em 2014 a Justiça levou a júri popular 17.348 processos relativos a crimes do Tribunal do Júri com denúncia apresentada até esta data.

Fonte: TJCE