Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção – 25 de maio, a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), em parceria com a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) e a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, realizará o 5º Encontro Estadual de Adoção em Maceió-AL.
O evento será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal). Entre os temas que serão abordados no evento estão a “Construção de uma cultura de adoção pautada na centralidade dos interesses de crianças e adolescentes: Uma análise interdisciplinar”, “Adoção de crianças e adolescentes especiais” e os “25 anos do Estatuto da criança e do adolescente”.
Juízes, promotores e defensores públicos que atuam na área da infância e juventude, além de equipes técnicas, conselheiros tutelares, adotantes e diretores de entidades de acolhimento poderão participar do evento. A abertura será feita pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Luís; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Klever Rêgo Loureiro; e o juiz auxiliar da Corregedoria, presidente da Cejai e integrante da CEIJ, Carlos Cavalcante. Membros do Ministério Público Estadual (MPE-AL), Defensoria Pública, Conselho Estadual da Criança e Adolescente (Cedca) e Secretaria Municipal de Assistência Social também participarão.
Estruturação das equipes técnicas – Por meio da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), as equipes técnicas que deverão atuar exclusivamente nas varas da infância e juventude de Alagoas serão estruturadas, contando com a atuação de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos para atender casos relacionados a crianças e adolescentes, de acordo com o que determina o Provimento 36-2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: CGJ-AL