Vara de Execuções encerra mais uma capacitação de reeducandos

Você está visualizando atualmente Vara de Execuções encerra mais uma capacitação de reeducandos
Compartilhe

Uma parceria envolvendo as empresas Alumar e Olívio J. Fonseca e a instituição Movimento de Mulheres da Vila Dom Luís (MOVILA), sob a coordenação da 2ª Vara de Execuções Penais (VEP) de São Luís, concluiu mais uma turma do curso de Panificação do Projeto “Mãos na Massa” na semana passada (13/5). O curso beneficiou apenados que cumprem pena privativa de Liberdade no regime aberto e pena restritiva de direito na modalidade de prestação de serviço à comunidade.

O curso possui carga horária de 60h e tem como objetivo qualificar profissionalmente os alunos, além de incentivar aspectos como a valorização do trabalho em equipe, a organização no ambiente de trabalho e o espírito de colaboração para uma sociedade melhor. Todos os participantes do curso são selecionados e encaminhados pela 2ª VEP e as horas de estudo são contabilizadas como cumprimento de pena, atendendo às normas de remissão da pena, que é a possibilidade de diminuição em decorrência de atividades estabelecidas pela Lei de Execuções Penais.

Na tarde de encerramento, foram expostos os alimentos produzidos pelos próprios cursistas, com a degustação de 17 tipos de pães, salgados, doces e outros produtos comercializados em padaria. A presidente do MOVILA, professora Vera Jordão, falou da importância do certificado para o currículo e da demanda do mercado de trabalho em relação a profissionais dessa área, que passam a ter várias possibilidades com essa certificação.

Desde o início da parceria, em fevereiro deste ano, já foram qualificados 15 reeducandos, dos quais cinco foram encaminhados para o mercado de trabalho. “Agradeço a oportunidade, descobri que vale a pena estudar, aprender, conhecer pessoas e se qualificar cada vez mais”, completa L.C.R.L., um dos concludentes do curso.

O juiz da 2ª VEP, Fernando Mendonça, esteve presente na solenidade de entrega de certificados e reforçou que, para ele e toda sua equipe, não importa qual foi o delito cometido, mas como é possível contribuir para que essas pessoas possam cumprir a pena e ao mesmo tempo melhorar sua qualidade de vida. Uma nova turma está sendo iniciada nesta quarta (20/5). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3227-4014/3151 ou, ainda, 3235-1182/2449.

Fonte: CGJ-MA