Justiça do Amapá lança programa para menores aprendizes

Você está visualizando atualmente Justiça do Amapá lança programa para menores aprendizes
Compartilhe

O Fórum da Comarca de Macapá foi palco do lançamento do Programa “Jovens Construindo o Futuro: do Direito ao Deleite de Ler e Escrever”, de iniciativa do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Cerca de 270 jovens bolsistas do Judiciário de Macapá e de Santana estiveram presentes no evento que tem a parceria do Centro de Integração Empresa-Escola.

O objetivo do programa, além de priorizar a ação continuada e de complementação educacional para bolsistas e estagiários do TJAP, com a promoção de atividades sócio-pedagógicas, artístico-cultural, desportivo-lúdicas e de lazer, visa também o aprimoramento e o desenvolvimento humano dos participantes.

A presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, comemorou o lançamento da iniciativa, e disse que acredita que o hábito da leitura e gosto pelos livros, principalmente para a juventude, traz grandes resultados e pode mudar suas vidas. Ela também destacou que o programa “Menor Aprendiz” é um dos mais importantes e de responsabilidade social que existe e não é voltado apenas para o Judiciário, mas também para o todo o estado.

Para orientar e ajudar os jovens foi criada a coordenação do “Programa Menor Aprendiz”, que irá elaborar as ações necessárias para que desenvolvam o gosto pela leitura, e ainda para colher sugestões dos bolsistas e dos estagiários. Outro ponto importante do programa será a realização de concursos de redação, onde cada participante fará uma resenha, ou poderá criar uma história com base na leitura realizada. No evento houve a distribuição dos livros que serão inicialmente trabalhados com os aprendizes.

Ao longo do programa, serão criados clubes de leitura nas diversas comarcas da Justiça do Amapá no interior do estado, com a finalidade de instrumentalizar os jovens para o uso da norma correta da língua portuguesa, bem assim desenvolver o senso crítico e estimular a produção de textos por meio da literatura.

Fonte: TJAP