No próximo domingo (28/6), o Tribunal de Justiça do Rio de janeiro (TJRJ) vai promover a 4ª edição do projeto Justiça Itinerante. O mutirão de serviços será realizado na Praça Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, na Zona Norte, próximo à Nave do Conhecimento e ao Cemitério de Irajá. O ônibus da Justiça Itinerante vai atender a população no local das 9h às 15h, com uma equipe formada por juízes, promotores, médicos peritos e defensores públicos.
Quem for ao local poderá solucionar uma série de problemas, como ações contra empresas e serviços baseadas no Direito do Consumidor, ajuizar pedidos de divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e conversão de união estável em casamento, entre outras iniciativas. Nesse evento em Irajá, o Detran também estará presente para emitir documentos de identidade. Todos os serviços são gratuitos.
O objetivo do projeto é aproximar a Justiça do cidadão. Neste ano, a iniciativa passou a integrar as comemorações da Prefeitura do Rio pelos 450 anos do Rio de Janeiro. Dessa parceria, nasceu a ideia de realizar o evento a cada 15 dias, sempre aos domingos, nos parques da cidade. Segundo a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora da Justiça Itinerante, o foco é atender as pessoas que não podem resolver seus problemas na Justiça durante a semana, devido ao trabalho.
A Justiça Itinerante já atendeu mais de meio milhão de pessoas em 10 anos de funcionamento. A expectativa é que o projeto de atendimento aos domingos nos parques da cidade se torne uma ação permanente.
Fonte: TJRJ