Fórum amplia sistema que agiliza envio de documentos para Justiça

Você está visualizando atualmente Fórum amplia sistema que agiliza envio de documentos para Justiça
Compartilhe

Juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, policiais civis e servidores que atuam na área criminal participaram de reunião com a equipe do Projeto IntegraJus, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O objetivo foi apresentar a esses profissionais a sistemática de envio eletrônico de expedientes e inquéritos policiais ao Poder Judiciário. O encontro ocorreu na terça-feira (30/6), no Fórum Clóvis Beviláqua.

Na ocasião, foi anunciada a expansão do sistema de envio eletrônico. A partir de segunda-feira (6/7), o procedimento será utilizado pelas delegacias de Defesa da Mulher, de Proteção ao Turista, de Defraudações e Falsificações, Anti-Sequestro e de Homicídios, além do 2º Distrito Policial. “Com a ampliação da ferramenta para as delegacias, estamos consolidando essa expansão. Assim, teremos otimização de recursos e agilidade no envio de feitos, pois os policiais não mais precisarão ir ao fórum para entregá-los. Isso vai melhorar, consequentemente, a prestação jurisdicional”, afirmou o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales.

Foi apresentado ainda o resultado do projeto-piloto, implantado pelo IntegraJus em novembro de 2014, que envolve a Delegacia de Narcóticos (Denarc) e as Varas do Delito de Tráfico de Drogas. O delegado-geral adjunto da Polícia Civil no Ceará, Marcus Rattacazo, disse que, entre novembro do ano passado e maio último, a Denarc economizou cerca de R$ 41 mil somente com papel e toners de impressão. A delegacia dispensou ainda o uso de 19 impressoras matriciais locadas.

Participaram do evento a juíza coordenadora do Projeto IntegraJus, Rosilene Facundo; o juiz coordenador da área criminal de Fortaleza, Roberto Bulcão; o coordenador da Central de Inquérito do Ministério Público, Nelson Gesteira; e o supervisor da área criminal da Defensoria Pública, Carlos Alberto de Oliveira; entre outros.

Projeto Integra – Iniciado em outubro de 2012, o IntegraJus contempla ações a cargo do TJCE no Projeto Integra, que une os sistemas de informação do tribunal; da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus); e da Secretaria da Segurança Pública de Defesa Social (SSPDS), conforme recomenda o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também inclui outras iniciativas de aperfeiçoamento da justiça criminal.

Fonte: TJCE