Demanda por atendimento cresce 27% na Ouvidoria do Tribunal de Sergipe

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A demanda de atendimentos na Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) cresceu 27% em 2015, quando comparada ao ano anterior. Dos 4.351 atendimentos do ano passado, 84% foram feitos por telefone e formulário eletrônico. Para a ouvidora-geral, desembargadora Iolanda Guimarães, investimentos realizados ao longo do ano permitiram um melhor auxílio à população.

“A ampliação da estrutura da Ouvidoria foi muito importante, praticamente dobrou nossa capacidade de atendimento. A reestruturação foi motivada pela crescente demanda e pela preferência dos usuários pelo atendimento por telefone. Isso justificou a implantação do tridígito, nosso 159, facilitando ainda mais o acesso do cidadão aos nossos serviços, somando-se ao 0800”, informou a ouvidora.

O órgão atua como intermediário entre população, magistrados e servidores. “A Ouvidoria adquiriu credibilidade junto ao público externo e se consolida como um instrumento de cidadania no Judiciário, justamente em decorrência da contribuição dos nossos servidores em apreciar tudo aquilo que lhes é remetido. Certamente, nem tudo pode ser resolvido, mas o simples fato de prestar um esclarecimento para a população quanto ao porquê de uma dada situação já demonstra um respeito por parte da unidade”, ressaltou a desembargadora, lembrando que certas queixas são remetidas à presidência do TJ.

Prazo médio – Ela destaca ainda como uma das ações mais relevantes de 2015 a instrução normativa que estabelece prazo de cinco dias úteis para que todas as unidades do Judiciário respondam aos questionamentos encaminhados pela Ouvidoria. Entre fevereiro e junho, o prazo médio de trâmite das demandas era de 9,7 dias úteis. Entre junho e dezembro, o prazo caiu para 7,8 dias úteis – uma redução de mais de 20%.

“Essa redução se torna ainda mais notável quando apontamos que, nos três meses após a publicação da norma, houve um aumento de quase 25% nos atendimentos realizados. Logo, mesmo com um crescimento na demanda, conseguimos reduzir significativamente o tempo de tramitação das solicitações”, informou. Também contribuíram para o aumento da demanda, diz ela, o investimento na capacitação dos funcionários, a padronização dos processos de trabalho e a priorização da gestão atual do tribunal aos serviços de atendimento ao cidadão.

Fonte: TJSE