Centro de conciliação forma rede contra violência doméstica no Paraná

Você está visualizando atualmente Centro de conciliação forma rede contra violência doméstica no Paraná
Compartilhe

Ao incentivar a formação de redes articuladas de prevenção à violência, sobretudo no combate à violência doméstica contra mulheres, o setor de Cidadania do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória (PR) tem buscado aproximação com diversos setores do poder público e órgãos não governamentais. Pretende-se criar uma rede regionalizada, com estrutura de atendimento nos seis municípios que compõem a comarca de União da Vitória. Com este objetivo, na quarta-feira (30/3), o coordenador do Cejusc, juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, esteve no município de Porto Vitória.

 

“Com a grande movimentação que vem ocorrendo na sociedade local nos últimos meses, será possível, em curto prazo, promover atendimento articulado da mulher vítima de violência em todos os seis municípios da comarca”, disse o juiz. Em breve, segundo ele, o atendimento será concentrado junto à Delegacia da Mulher, que será instalada em imóvel cedido pelo Tribunal de Justiça, com obra de reforma em fase final, custeada pelo município.

Na ocasião, houve orientação à população e teve início a criação da Rede Municipal de Prevenção à Violência. Participaram também a servidora Valcira de Fátima Ferri e o servidor da Vara da Infância e Juventude, Diosnei Ricardo Bogdan. Na sexta-feira (1º/4), o juiz Kockanny palestrou na aula inaugural do curso de capacitação promovido pela Secretaria de Saúde de União da Vitória. Ele apresentou os projetos de cidadania do fórum e sugeriu a criação da rede no âmbito da realização do curso.

Audiência coletiva – Na mesma data, no auditório do Tribunal do Júri do fórum local, houve audiência coletiva da Primeira Vara Criminal, comandada por Sergio Bernardinetti, envolvendo processos da Lei Maria da Penha. Após a realização da audiência, integrantes do grupo Coletivo Feminista Mais que Amélias e servidores reuniram-se com as vítimas presentes e explicaram a sistemática de atendimento do setor de cidadania no âmbito do acolhimento das mulheres.

O Fórum dos Direitos da Mulheres da Região do Vale do Iguaçu foi realizado na segunda-feira, no auditório da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. Já o evento Implementação de Políticas Públicas pelos Direitos das Mulheres contou com a presença de representantes do Ministério Público e Poder Judiciário local, além de palestra da Promotora de Justiça Mariana Bazzo. Ao final, foi estruturado um grupo que coordenará a sequência do fórum e outros desdobramentos.

Fonte: TJPR