Sensibilizada pelo clima frio e formal das salas convencionais de audiência, a assistente Daniela Torquato Pinheiro, da Vara Cível da Comarca de João Câmara (RN), idealizou a ambientação de um espaço acolhedor para ajudar a facilitar as conciliações na área de família. Destinado às audiências sobre o tema, o “espaço família” contou com incentivo do titular da unidade judicial, juiz Gustavo Henrique Silveira Silva.
Para efetivar a ideia, Daniela serviu-se de parte de uma sala com espaço disponível. Procurou humanizá-la com mobília e decoração temáticas. Para tanto, optou por uma mesa redonda, quadros e banner com fotografias e frases com mensagens de efeito mediadores, que ressaltam a importância do diálogo e da família, além de um espaço para cafezinho.
O juiz Gustavo Henrique afirma que tudo tem como objetivo homenagear a autocomposição, que ganha cada vez mais destaque no Judiciário brasileiro com o advento do Novo Código de Processo Civil. As primeiras audiências no espaço devem ser no fim do mês. Daniela explica que, para aperfeiçoar o espaço, faltam algumas divisórias, que são necessárias à execução isolada das atividades.
Fonte: TJRN