Ejud do Mato Grosso do Sul atende 3,4 mil alunos no semestre

Você está visualizando atualmente Ejud do Mato Grosso do Sul atende 3,4 mil alunos no semestre
Compartilhe

A Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) completou seis anos no último dia 13. Ao fim do primeiro semestre de 2016, o diretor-geral da Ejud-MS, desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, faz um diagnóstico positivo dos resultados dos trabalhos. Mesmo com uma redução de 30% no quadro de pessoal, foram realizados 158 cursos com a formação e aperfeiçoamento de aproximadamente 3.425 participantes, com um total de 3.997 horas-aula.

As ações educacionais da Ejud-MS estão alinhadas às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de servidores do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (Ceajud-CNJ).

O processo de ensino aprendizagem da Ejud-MS, compreende o desenvolvimento individual e coletivo, pautando-se nos valores éticos, na solidariedade, na justiça e nos pilares da educação eleita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Os cursos são realizados na modalidade presencial, semipresencial e a distância. Classificados em formação inicial e formação continuada, sendo a inicial aquela destinada ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho das atividades inerentes às atribuições do cargo. Continuada quando se referir ao desenvolvimento das competências necessárias ao longo da vida profissional.

Eventos – No primeiro semestre, a ênfase foi na realização de cursos sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), considerando sua vigência em 18 de março deste ano e a necessidade de preparação e conhecimento das novas regras que impactam diretamente nas atividades jurisdicionais.

Também foi realizado o III Congresso de Direito Processual Civil, em parceria com a Escola de Direito Processual Civil (EDPC), que contou com a presença de diversos palestrantes e doutrinadores processualistas, como a ministra Nancy Andrighi, Antonio Carlos Marcato, Cassio Scarpinella Bueno, Fredie Didier Jr, Ministro Sérgio Luiz Kukina, Teresa Arruda Alvim Wambier, Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim, dentre outros.

Na modalidade a distância, a novidade foi a produção pela própria Ejud do ciclo de palestras sobre o novo CPC e do curso para conciliador e juiz leigo e o curso de Sistema de Gestão de Videoconferência em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação.

No mês de junho, encerrou a Master Especialização em Garantismo, Direitos Fundamentais e Processo Judicial, oferecido pelo TJMS/Ejud-MS e pela Cátedra de Cultura Jurídica de La Universitat de Girona, Espanha, na qual 29 magistrados participantes concluíram o curso.

 

Fonte: TJMS