Tribunal divulga pesquisa sobre reintegração de presos no Piauí

Você está visualizando atualmente Tribunal divulga pesquisa sobre reintegração de presos no Piauí
Compartilhe

O juiz titular da vara das Execuções Penais de Teresina (PI), José Vidal de Freitas Filho, divulgou na no último dia 20, pesquisa feia pela VEP com 18 egressos do sistema prisional do regime semi-aberto. A pesquisa, colhida durante as visitas dos presos à VEP, traça um perfil do indivíduo em transição para o aberto e acompanhar o desenrolar do seu processo de ressocialização.

A pesquisa, feita em conjunto com Defensoria Pública e secretaria de Justiça, levou em conta parâmetros como escolaridade, paternidade, vínculos sociais, laços familiares, entre outros. Ao final foram ouvidas também anseios e perspectivas dos egressos, para que pudessem dar indícios mais precisos dos motivos que levam à recaída no conflito com a lei; assim como um panorama das principais dificuldades enfrentadas na volta ao convívio social.

O juiz Vidal de Freitas explicou que a pesquisa demonstrou “dados alvissareiros”, e serviu para dar uma verdadeira noção da reinserção do egresso no estado, eliminando assim o que chamou de “achismo”. Para o magistrado, “É preciso fazer trabalhos dessa natureza para que se possa fazer o combate da criminalidade baseado em dados, sabendo-se a real situação do que se está enfrentando, e o que estamos enfrentando”, enfatizou.

“A reinserção social, além de estabelecida em lei, também é importante na diminuição da violência. Uma pessoa que cumpriu pena e não voltou a cometer delitos representa menos crimes, menos violência, menos vítimas, e uma redução efetiva na criminalidade”, pontuou o juiz da VEP, que é otimista em relação aos resultados. “A pesquisa mostra sim que há reinserção, apesar de todas as dificuldades. As pessoas que fizeram parte da pesquisa mostraram que querem trabalhar, sustentar suas famílias, e voltar ao meio social”.

Acesse a pesquisa.

Fonte: TJPI