Na companhia de membros do Comitê de Governança (CGOV) do Judiciário baiano, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, participou ontem (17), no auditório do tribunal, da II Reunião de Análise Estratégica (RAE), avaliação colegiada de informações promovida pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan).
Ao longo de, aproximadamente, três horas, 13 representantes da cúpula administrativa do TJBA expuseram os seus projetos e indicadores que estão alinhados ao planejamento da instituição.
A finalidade da conferência foi analisar o andamento da gestão estratégica, cujos projetos objetivam à racionalização do uso de recursos e ao fomento do alcance de resultados.
Após pronunciamento em vídeo do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), desembargador Alexandre Miguel, em que saudou a realização do evento, a presidente Maria do Socorro deu início aos trabalhos, passando a palavra para o diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura, que procedeu à leitura dos tópicos da ata da primeira RAE, ocorrida em março passado.
Em seguida, o secretário de Planejamento, Igor Caires, discorreu sobre os macrodesafios e o cumprimento das metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ele também divulgou um sumário dos resultados das pesquisas de Maturidade e de Opinião do Tribunal de Justiça da Bahia, além de ter assegurado que, brevemente, estenderá a iniciativa para os advogados da OAB-BA.
A secretária de Administração, Cláudia Nascimento, por sua vez, tratou de três projetos, destacando o Plano de Logística Sustentável e as suas respectivas entregas, como a que se refere ao diagnóstico da instalação de placas solares.
Já na apresentação da Diretoria de Primeiro Grau (DPG), a ênfase foi dada no projeto Cartórios Integrados, que inaugurará o seu quinto cartório no próximo mês.
O novo portal do TJBA, em substituição à atual plataforma eletrônica, também foi tema desta segunda edição da RAE. De acordo com o assessor de Comunicação Social, Flávio Novaes, a ferramenta oferecerá aos internautas uma navegabilidade mais ágil, moderna e eficiente, aperfeiçoando o acesso por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Apresentada pela juíza assessora da CGJ e coordenadora dos cartórios extrajudiciais da capital, Andréa Paula Miranda, a campanha “Não se esqueça de mim” compôs, igualmente, o rol de projetos estratégicos discutidos no encontro.
O objetivo da iniciativa é conscientizar operadores do Direito, servidores e sociedade em geral para o drama de crianças e adolescentes que aguardam serem adotados em instituições de acolhimento.
Além dessas cinco explanações, outras oito fizeram parte da RAE, cuja próxima edição será realizada em 19 de setembro próximo. As unidades que as apresentaram foram as seguintes: Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI); Coordenação dos Juizados Especiais (Coje); Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II); Controladoria Judiciária (CTJUD); Secretaria Judiciária (Sejud); Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim); Universidade Corporativa (Unicorp); e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).
À reunião, estiveram também presentes a primeira vice-presidente do TJBA, desembargadora Maria da Purificação da Silva; o corregedor-geral, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim; o coordenador do Coje, juiz Paulo Chenaud; o chefe da Controladoria, Danilo Santana; o secretário de Tecnologia, Leandro Sady; e a secretária-geral da Unicorp, Joana Pinheiro; entre outras autoridades e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia.
Fonte: TJBA