A dedicação e o empenho da equipe resultaram no cumprimento da meta estabelecida na primeira quinzena do mês de março de 2017, muito antes do prazo estipulado para as entregas do Plano de gestão dos 120 dias da atual gestão, previsto para ser finalizado em 31 de julho. Esse é o resultado alcançado pela Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Dentre as principais ações realizadas pela Escola nos 120 dias estão a política de capacitação aprovada; matriz de capacitação implementada e alinhada de acordo com a matriz de competências; e avaliação de resultado aplicada.
Além disso, houve a implementação da política de capacitação permanente da 1ª e 2ª instâncias de acordo com a matriz de competências, que é uma das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que foi atingida nesse período.
Em termos de racionalização de recursos, a Escola dos Servidores realizou capacitação para elaboração de cursos na Plataforma Moodle – Ensino à Distância (EAD) e está em processo de tramitação o projeto para aquisição de mais oito cursos para serem inseridos na plataforma, viabilizando a racionalização de recursos financeiros.
No que se refere à sustentabilidade e racionalização de serviços ou procedimentos, a Escola atuou significativamente na virtualização da avaliação de reação e avaliação de resultados, que antigamente eram impressas.
Com foco em capacitações de servidores, tanto da capital como interior, a somatória de esforços foi a tônica estabelecida, conforme ressaltou a coordenadora da Escola, Andrea Marcondes. “Os 18 servidores da nossa equipe são altamente comprometidos e inteiramente alinhados com a proposta da atual administração. Eles se dedicaram e corresponderam com aquilo que foi determinado pela administração. A meta atingida em março me trouxe muita leveza e bastante tranquilidade, justamente por saber da competência da nossa equipe”.
Os números de capacitações são bastante expressivos, principalmente no que se refere aos treinamentos do Processo Judicial Eletrônico (PJe). No primeiro semestre, 42 turmas foram capacitadas, totalizando mais de 1.285 participações, incluindo as comarcas mais distantes. “Esse é o boom da administração, o carro-chefe da gestão e o que dinamiza os números da Escola. Todos estão focados no PJe, pois é um caminho sem volta e que vai melhorar a prestação jurisdicional. Por isso os servidores precisam estar preparados e as capacitações são justamente para isso”, afirmou a coordenadora.
No total foram realizadas 80 capacitações, atingido 2.562 servidores. No Ensino à Distância foram realizadas 10 capacitações. Ao todo, 41 profissionais ministraram palestras.
Andrea destacou a importância da parceria com as demais áreas do Tribunal de Justiça (TJMT) e frisou que a Escola trabalha alinhada com todas as coordenadorias, notadamente com a de Recursos Humanos.
Para os próximos seis meses a coordenadora destacou como prioridade o foco na implementação da política de capacitação dos servidores, que é um dos comandos normativos do CNJ.
Outro destaque para o segundo semestre é a inauguração da nova biblioteca no Tribunal de Justiça, um grande avanço, segundo a coordenadora. “Foram adquiridos livros e atualizados todo acervo literário, além da reforma importantíssima, com as adequações pertinentes, que deixará o espaço mais moderno. Este é um trabalho do setor de Planejamento e Estudos da Escola que acompanhou desde a reforma estrutural até o acervo que foi comprado. Isso é uma ação que muito nos engrandece”, finalizou.
Fonte: TJMT