Justiça gaúcha conhece sistema de tribunal de Tocantins, 100% digital

Compartilhe

Uma comitiva do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul veio ao estado conhecer o funcionamento do sistema e-Proc/TJTO. Durante dois dias, o juiz corregedor do TJRS, diretores e técnicos tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma digital utilizada pelo Poder Judiciário do Tocantins e levar a experiência do Tribunal de Justiça tocantinense para o Sul do país. O último compromisso do grupo foi na tarde desta terça-feira (29/8), em reunião com os juízes auxiliares da Presidência e diretores.

De acordo com o juiz corregedor André Luís de Aguiar Tesheiner, o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul já está analisando a versão original do sistema e-Proc, desenvolvido pela Justiça Federal, mas precisava conhecer melhor como adaptar o sistema à realidade da Justiça Estadual. “O que motivou nossa visita foi avaliar o que o TJTO fez para adaptar o sistema; e foi uma grata surpresa ver que o e-Proc funciona muito bem e que o pessoal vem mudando o método de trabalho, a estrutura de organização para se adaptar a essa nova realidade do processo eletrônico”, disse.

O magistrado ainda ressaltou o fato do Tribunal de Justiça do Tocantins ser 100% eletrônico; e reforçou a intenção em informatizar o sistema processual no Rio Grande do Sul. “É um processo longo, mas a gente olha um tribunal como esse aqui e fica com o sentimento que quer isso: se informatizar, evoluir. A gente sabe que precisa disso”, concluiu.

Para o diretor Geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho, ser referência para um tribunal de grande porte, como o do Rio Grande do Sul, representa o sucesso do sistema em funcionamento no Judiciário tocantinense e é uma forma de contribuir para o sistema de Justiça como um todo. “A administração pública só tem a ganhar quando se compartilha essas ferramentas que já existem; minimiza custos, fazendo a máquina pública ter mais eficiência para realmente atender bem ao cidadão”, ressaltou.

No TJTO, a comitiva do Sul visitou as diretorias Judiciária e de Tecnologia da Informação, Câmaras, Secretaria do Pleno, Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) e o Fórum de Palmas.

Além dos juízes auxiliares, Esmar Custódio Vêncio Filho e Adriano Gomes, e do diretor Geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho, o grupo foi recebido pelo diretor de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde, o diretor Judiciário, Francisco de Assis Sobrinho e equipe técnica do Poder Judiciário.

Fonte: TJTO