O Grupo Gestor instituído para implantação do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP ) se reuniu na tarde de terça-feira (3/4). O encontro aconteceu na sala da Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II), no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, no CAB.
Durante a reunião, o Grupo Gestor do Sistema BNMP discorreu sobre o treinamento dos Assessores dos Desembargadores que atuam na Área Criminal, realizado pela manhã (3/4), e estabeleceu metas para o cadastramento dos presos no sistema. Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça, o BNMP é uma atualização do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
A nova versão permite maior eficiência no monitoramento das ordens de prisão expedidas, assim como o controle do cumprimento das ordens de prisão e soltura em âmbito nacional. Com o BNMP , será criado um Cadastro Nacional de Presos, que integrará as informações sobre pessoas procuradas pela Justiça ou presas no País.
Participaram da reunião, o Supervisor do Grupo de Monitoramento e de Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), Desembargador Lidivaldo Reaiche; o Juiz Coordenador do GMF, Antonio Faiçal; o Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Moacyr Pitta Lima Filho; a Juíza Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Andrea Paula Miranda; a Diretora de 1º Grau, Mariana Laranjeira; o Juiz Assessor Especial da Corregedoria das Comarcas do Interior, Arnaldo Lemos; o Juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Salvador, Anderson Bastos; a Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Lauro de Freitas, Maria Helena Lordelo; o Secretário de Tecnologia e Informação, Leandro Sady; o Assessor Jurídico da AEP II, Pablo Guanais; e os Servidores da Diretoria de 1º Grau, João Felipe de Oliveira e Ângelo Martins Júnior.