A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, se reuniu, nesta segunda-feira (14/5), com o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Adair Longuini, em Rio Branco (AC). Na ocasião, a ministra falou sobre o programa da Corregedoria que auxilia os tribunais a organizar o setor de precatórios, com o objetivo de garantir o pagamento das dívidas do Poder Público reconhecidas pela Justiça e evitar irregularidades.
No encontro, a presidência do TJAC informou que desde 2010 o tribunal conta com um núcleo de precatórios que garantiu o pagamento de R$ 11,6 milhões aos credores em 2010 e 2011. Só este ano, outros R$ 11 milhões já foram pagos.
Durante a visita da ministra, o desembargador Longuini enfatizou a importância do trabalho da Corregedoria Nacional que tem guiado os tribunais na sua gestão administrativa, “garantindo um judiciário mais transparente, eficiente e acessível ao cidadão”.
Homenagem – Na noite de segunda-feira (14/5), a ministra Eliana Calmon recebeu a Ordem da Estrela do Acre, pelos serviços prestados à frente da Corregedoria Nacional. A homenagem concedida pelo governador do Acre, Tião Viana, homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol dos acreanos. “A ministra é patrimônio institucional e ético da democracia brasileira pela coragem e determinação na defesa do Judiciário”, destacou o governador.
Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias