Censo do Poder Judiciário
O que é o Censo do Poder Judiciário?
O Censo do Poder Judiciário é a primeira pesquisa destinada a traçar o perfil de magistrados e servidores de todos os tribunais e conselhos que compõem o Judiciário Brasileiro.
Quais são seus principais objetivos?
Diante da crescente necessidade do Poder Judiciário e da sociedade por informações, a pesquisa supre uma lacuna histórica por dados detalhados acerca das características pessoais e profissionais de magistrados e servidores, além de apresentar-se como uma oportunidade inédita de correlacionar tais informações às opiniões e avaliações das políticas e demais aspectos das carreiras e do modus operandi dos diversos tribunais brasileiros.
Quem respondeu ao censo?
64% dos magistrados (quase 11 mil) e 60% dos servidores (mais de 170 mil) de todos os 94 tribunais e conselhos responderam ao Censo.
Como foi realizado?
Durante alguns meses de 2013, todos os magistrados e servidores espalhados pelo Brasil tiveram a oportunidade de responder aos questionários eletrônicos, de modo independente e sigiloso, para que o CNJ pudesse retratar da melhor forma possível quem são e o que pensam os integrantes do Poder Judiciário.
Os altos índices de participação são o resultado do empenho direto de mais de 400 juízes e servidores componentes das Comissões do Censo, nomeados para auxiliarem na pesquisa em cada um dos tribunais brasileiros.
Quais dados estão disponíveis?
Já estão disponíveis três tipos de relatórios:
Vetores Iniciais e Dados Estatísticos – VIDE O relatório apresenta dados estatísticos com as principais características pessoais, profissionais e com as opiniões presentes no censo de magistrados e servidores. Não há análises dos dados, mas apenas os principais números que, sempre que possível, detalham os distintos ramos de Justiça. | ||
Metodologia dos relatórios por Tribunal Os 138 relatórios por tribunal apresentam os principais dados estatísticos de cada um dos tribunais e conselhos que compõem o Poder Judiciário. Por serem mais detalhados, os relatórios por tribunal dos magistrados não foram apresentados para aqueles tribunais com poucos magistrados, como os Tribunais Superiores e os Conselhos Superiores. Como cada magistrado só poderia responder a pesquisa apenas uma vez, nos Tribunais Eleitorais os dados dos magistrados são apenas daqueles da classe dos juristas. Os juízes estaduais e federais que acumulam a função eleitoral responderam sempre por seus tribunais de origem. Em vista do reduzido número de juízes eleitorais da classe dos juristas, nestes relatórios apenas constarão as informações dos servidores. |
——————————————————————————– | Série Temática As séries temáticas tratam dos assuntos mais relevantes para auxiliar as ações estratégicas e as políticas judiciárias. São textos com aprofundamentos e recomendações, úteis para todos os setores dos tribunais com interesse em utilizar as informações e conclusões possíveis com base nos dados da pesquisa. | |
Série temática 1 – Percepções dos servidores sobre os desafios da gestão judiciária |