O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abre, nesta segunda-feira (11/3), chamada pública de artigos a serem publicados no terceiro volume da Revista CNJ.
Esta edição seguirá a temática “Poder Judiciário: eficiência, transparência e responsabilidade” e será lançado na plataforma OJS (Open Journal Systems), software que automatiza a editoração e administra todas as etapas da publicação do periódico eletrônico. O terceiro volume da revista traz novidade, também, na forma de avaliação dos artigos científicos, que seguirá o sistema double blind peer review, de avaliação às cegas.
Editor da revista e secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão do CNJ, o juiz Richard Pae Kim entende que a nova plataforma ampliará a divulgação do conhecimento científico relativo ao Poder Judiciário e espera que os artigos científicos publicados contribuam para a melhoria das políticas judiciárias.
Os interessados em submeter seus artigos para publicação devem acessar o endereço eletrônico da Revista CNJ até 20 de maio, fazer seu cadastro e submeter o documento eletronicamente, no próprio sistema. As regras e normas para publicação também constam da página.
Histórico
O primeiro volume da revista, lançado em 2015, reuniu análises sistemáticas e aprofundadas sobre os principais temas relacionados à atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Idealizada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) e pela Secretaria de Comunicação Social, a publicação fez parte da comemoração de 10 anos de instalação do CNJ.
Lançado em 2018, o segundo volume reuniu análises de conteúdos institucionais produzidos no âmbito do CNJ. “O Conselho Nacional de Justiça e a Academia”, “Tribunal do Júri: Condenações e Absolvições” e “Interoperabilidade e Violência Institucional no Sistema Prisional” foram alguns dos artigos publicados.
Agência CNJ de Notícias