Abertas inscrições para 1º Encontro de Laboratórios de Inovação do Judiciário

Você está visualizando atualmente Abertas inscrições para 1º Encontro de Laboratórios de Inovação do Judiciário
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o 1º E-Labs – Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. O evento, que será realizado de 7 a 11 de junho, reunirá representantes de diversos tribunais que atuam com soluções inovadoras, buscando debater modelos, compartilhar experiências e explorar novas possibilidades no âmbito do Sistema de Justiça.

O encontro é uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Regional Federal da 3ᵃ Região (TRF3) e a empresa de inovação Judiciário Exponencial. Na abertura, na próxima segunda-feira (7/6), às 9h, está prevista a participação do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, e do STJ, ministro Humberto Martins, bem como representantes das demais instituições realizadoras e das associações de classe.

Ainda no primeiro, às 14h, o CNJ vai realizar o Painel “Justiça 4.0”, apresentando todas as novidades do programa que busca aprimorar a prestação jurisdicional no país, com o uso intensivo de tecnologias, inclusive com inteligência artificial. No dia seguinte, às 10h, a conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes apresenta a experiência do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS), implantado no Conselho desde 2019.

Durante os cinco dias de evento, além do LIODS do CNJ, mais de 20 Laboratórios de Inovação dos órgãos do Judiciário vão apresentar seus modelos de trabalho, disponibilizando portfólios que podem servir de inspiração para a modernização do processo judicial por meio da execução centralizada de ações baseadas em tecnologias digitais. As pessoas participantes também terão acesso a mentorias on-line que serão realizadas em espaços de realidade virtual 3D, nos quais serão mostradas iniciativas de sucesso dentro do Sistema de Justiça.​ E ainda haverá oficinas, que vão permitir qualificar em ferramentas e métodos de desenvolvimento de inovação.

Agência CNJ de Notícias