
A Semana Nacional da Conciliação consiste na disponibilização de todos os recursos do Poder Judiciário do estado do Tocantins para auxiliar pessoas a construírem consenso sobre a desavença que as levaram ao Judiciário. O objetivo principal é difundir a conscientização da conciliação para a solução dos conflitos e aproximar a sociedade da Justiça. Na oportunidade, foi apresentado o vídeo de divulgação da Semana Nacional da Conciliação, produzido pela Diretoria de Comunicação do TJTO e Esmat com a participação do juiz Gilson Coelho Valadares e da servidora Andréia Marinho.
Coordenador estadual do Movimento pela Conciliação, o juiz Gilson Valadares falou sobre a importância da conciliação pré-processual. Ele convidou os conciliadores voluntários a se doarem ao próximo e aconselhou serem assertivos na solução dos problemas. Dando início ao Programa de Formação de Conciliadores Voluntários, Fernanda Tartuce, doutora em Direito Processual, medidadora e autora de obras jurídicas, realizou a conferência “Técnicas de Conciliação”.
Os cento e vinte selecionados como conciliadores, entre servidores, profissionais e acadêmicos das áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social, participarão da formação até dia 21 de novembro. A Semana Nacional da Conciliação será no período de 24 a 28 de novembro de 2014, das 8h às 18h, de acordo com a escala definida pela Central de Conciliação de Palmas. A mobilização também atingirá as comarcas do interior.
Fonte: TJTO