Projeto de descarte de material reciclável retoma ações em março

Você está visualizando atualmente Projeto de descarte de material reciclável retoma ações em março
A ação ambiental começou a ser realizada no TRT8 em julho de 2018. Em 2019, no âmbito das coletas realizadas na Oitava Região, o projeto resultou no cadastramento de 120 pessoas,- Foto: ASCOM8
Compartilhe

O projeto de descarte de material reciclável, parceria entre a Concessionária de Energia Elétrica do Pará (Equatorial Pará) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), que faz a troca de material reciclável por descontos na conta de luz, retomará a coleta de material reciclável no TRT8 todas as segundas-feiras de cada mês.

Em março, o projeto volta a promover ações no âmbito do Regional. A primeira coleta seletiva do ano está agendada para o dia 2 de março, uma segunda-feira. Neste dia, de 8h às 12h, a equipe do projeto E+Reciclagem, antigo Ecocelpa, montará, no estacionamento do prédio sede do Tribunal, onde ficam localizados os Blocos 1 a 4, um posto de coleta para receber os resíduos sólidos que foram separados em casa pelos servidores que já tem cadastro. Quem ainda não possui cadastro no projeto pode se cadastrar na hora e já garantir o bônus, bastando para isso trazer a fatura da conta de energia elétrica e o comprovante de residência, e, claro, os resíduos para o descarte.

Resultados

A ação ambiental começou a ser realizada no TRT8 em julho de 2018. Em 2019, no âmbito das coletas realizadas na Oitava Região, o projeto resultou no cadastramento de 120 pessoas, um público de 377 pessoas atendidas nesse período e um total de 1.735,44 quilos de resíduos coletados.

De acordo com o chefe da Seção Socioambiental, Danilo Barbosa, as ações de sustentabilidade desenvolvidas na Justiça do Trabalho da Oitava Região têm resultado em hábitos mais sustentáveis nas Varas do Trabalho e nas unidades administrativas e no descarte correto de materiais que podem ser reaproveitados.”A coleta seletiva desses materiais proporciona que os resíduos tenham uma destinação adequada garantindo o aproveitamento por empresas de reciclagem, além de conscientizar magistrados e servidores para o problema da gestão de resíduos sólidos na região amazônica, já que somos um tribunal de atuação nos estados do Pará e Amapá”.

Parceria

O projeto E+Reciclagem, da Equatorial Pará  é coordenado no âmbito da Oitava Região pela Seção Socioambiental do Tribunal. A iniciativa dá desconto na conta de energia elétrica para quem se cadastrar e se tornar um fornecedor de material reciclável. Os resíduos coletados são destinados  à indústria de reciclagem e retornam à sociedade. O posto de cadastramento do projeto é montado uma vez ao mês no estacionamento do edifício sede do Tribunal. A cada ação, no ponto de descarte, os resíduos são separados por itens que podem ser descartados como papel, plástico, metal e resíduos orgânicos.