Acervo de material histórico para pesquisa está disponível no TJRO

Compartilhe

Mais de 3.000 processos históricos estão disponíveis no Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Entre eles, processos originários da comarca de Santo Antonio do Rio Madeira datado de 1912 a 1930.

Existem ainda documentos históricos da comarca de Guajará-Mirim no período de 1929 a 1960, e de Porto Velho entre os anos de 1914 a 1969. Outros 8.000 processos estão sendo organizados para compor a coleção dos anos 70 até a década de 90, correspondente ao século XX. São livros cartoriais das atividades jurídicas como; procurações, casamentos, registros de nascimento, compra e venda de imóveis.

Materiais publicados pelo Departamento de Comunicação do Tribunal a partir do ano de 1983 também estão disponíveis. É o caso do material fotográfico. O acervo tem mais de 5.000 mil fotografias, que registram a evolução do Judiciário de Rondônia.

Criado em 1999, o Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia preserva e organiza a memória do Judiciário Estadual, além de manter intercâmbio com universidades, memoriais de outros Tribunais de Justiça, historiadores e arquivos públicos. O Centro Histórico ainda mantem permanente o espaço à disposição de interessados a desenvolver pesquisas.

Semana passada, alunos do curso de Introdução à Pratica de Arquivos Públicos, realizado pela Escola do Legislativo Estadual conheceram o Centro de Documentação Histórica. Na ocasião, receberam orientações sobre os materiais catalogados, higienizados, sistematizados e disponíveis para pesquisas. Os estudantes puderam assistir à uma palestra com os historiadores Miguel Inácio e Marcos Veigant. O CDH do TJ RO está localizado no prédio do Fórum Criminal e funciona das 7 às 13 horas e das 16 às 18 horas.

 

Fonte:  TJRO)