As duas Varas de Delitos de Tráfico de Drogas da Comarca de Fortaleza (CE) terão o acervo digitalizado e passarão a operar apenas com processos eletrônicos, por meio do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). O escaneamento das peças teve início no último dia 28, na 1ª Vara. Em uma semana, foram digitalizadas 276 ações.
Desde a última semana, a equipe atua a equipe atua na 2ª Vara, devendo permanecer uma semana em cada unidade, de maneira intercalada.O trabalho está sendo realizado por quatro integrantes do Núcleo de Digitalização, contratados pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) por meio de convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada).Segundo o titular da 1ª Vara, juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, o atendimento ao público e o trâmite processual serão mantidos normalmente, durante a realização do trabalho, que tem duração prevista de 60 dias.
O magistrado destaca que a ferramenta deve trazer maior celeridade ao andamento dos autos. “Já estamos trabalhando com o SAJ e o resultado é excelente. A expectativa é de que, quando estivermos unicamente com processos eletrônicos, haja enorme ganho em agilidade”, destacou.
Desde o dia 31 de janeiro deste ano, as Varas de Delitos de Tráfico estão recebendo as novas ações por meio, exclusivamente, eletrônico. Desde então, 154 processos já foram distribuídos para as duas unidades.
Do TJCE