O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) intensificou esforços estratégicos em busca de eficiência administrativa e a otimização de recursos ao adotar políticas de sustentabilidade. As ações estão em sintonia com a Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação de unidades ou núcleos socioambientais nos tribunais do país, para gerir de forma eficiente – e com o menor impacto possível ao meio ambiente –, materiais e recursos.
O Programa Natureza Viva desperta a consciência individual e coletiva em atitudes voltadas ao cuidado com o meio ambiente. As intervenções vão da adoção de práticas ecológicas simples, como a reutilização de águas pluviais, à criação do Santuário Ecológico do Poder Judiciário do Acre em área de preservação permanente que pertence ao tribunal.
A economia e a gestão eficiente de insumos, materiais e recursos, já contempladas no planejamento estratégico do TJAC, foram convertidas em metas prioritárias. A gestão determinou a implementação de práticas simples, baseadas em modelos comportamentais e de gestão organizacional, que têm gerado resultados tanto para a Justiça quanto para o meio ambiente.
SEI – A virtualização de todos os processos administrativos e judiciais que tramitam na Justiça Acreana, com a conclusão da fase final de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), permitiu a total independência da utilização de papéis nos trâmites processuais, considerando-se os impactos ambientais provocados pela atividade industrial necessária à produção desse tipo de material. O SEI é uma ferramenta eletrônica disponibilizada por meio de parceria firmada com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e com o Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO).
A medida propiciou uma redução real de consumo de cerca de 20% – o equivalente a quase mil resmas de papel – somente no primeiro semestre de 2016, segundo dados fornecidos pela Diretoria Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC). Incrementou, assim, os níveis de eficiência e otimização de recursos que garantiram o reconhecimento do TJAC como um dos tribunais de pequeno porte mais céleres e eficientes do país (Relatório Justiça em Números 2013).
Adote uma Caneca – Para minimizar o impacto do descarte anual de mais de duas toneladas de copos descartáveis (utilizados diariamente por visitantes, usuários dos serviços da Justiça, magistrados, servidores e colaboradores), a atual gestão do TJAC criou a campanha institucional Adote uma Caneca, por meio da qual os serventuários ganham copos personalizados em material resistente e de alta qualidade. Além da atitude em defesa do meio ambiente, os servidores também têm nas artes e cores escolhidas – todas alegres e convidativas – um incentivo para abandonar de vez os copos descartáveis. Estudos apontam que o poliestireno, matéria prima usada na produção de plásticos e derivados, demora em média de 200 a 450 anos para se decompor no meio ambiente.
Fonte: TJAC