Adolescentes apreendidos ganham cadastro biométrico no PR

Você está visualizando atualmente Adolescentes apreendidos ganham cadastro biométrico no PR

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Socioeducação (Cense) São José dos Pinhais (PR) receberam na quinta-feira (21/7) o cadastro biométrico realizado pelo Projeto Criança e Adolescente Protegidos. A ação, que visa a garantir a carteira de identidade por meio da impressão digital biométrica, atendeu 28 adolescentes da unidade e já registrou cerca de mil identificações de alunos das redes estadual e municipal de ensino.

Esse é o primeiro Centro de Socioeducação do estado que recebe a identificação biométrica. “No mês de julho, em razão das férias escolares, as atividades ficaram concentradas nos Centros de Socioeducação. As próximas ações acontecem nos Censes Joana Richa – unidade feminina, São Francisco e Fazenda Rio Grande”, destacou a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Bley.

O diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo, Pedro Giamberardino, explica que a intenção da Secretaria da Justiça é também levar o projeto para todas as unidades socioeducativas do estado. “Temos como objetivo fazer com que todos recebam essa certificação integralmente biométrica, de forma que possamos garantir a segurança e a identificação do adolescente que cumpre medida socioeducativa”.

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná,Lidia Maejima destacou que o projeto é pioneiro no Brasil e ajuda crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, priorizando o futuro deles. “Esse projeto visa a identificação total das crianças e dos adolescentes como um instrumento de cidadania e do direito a sua identidade. O projeto também garante proteção integral para caso de desaparecimentos, tendo em vista a identificação de crianças recém-nascidas nos hospitais.”

O projeto conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Paraná, secretarias de estado e do Instituto de Identificação do Paraná, que esteve participou de mais esta ação com sua unidade móvel. Estavam presentes no evento, o diretor da Unidade de São José dos Pinhais, Vandir Soares, os policiais civis, Manoel Soares da Costa e Carlos Eduardo Silveira e demais servidores da Secretaria da Justiça.

 

Fonte: TJPR

Deixe um comentário