Agentes comunitários participam de mais uma iniciativa do Judiciário no MT

Compartilhe

Em mais uma etapa no programa de educação continuada da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), aproximadamente 30 agentes comunitários da Justiça e Cidadania receberam, na última semana, o coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da Policia Militar de Mato Grosso, tenente-coronel PMMT Evandro Roxo Medeiros, que proferiu a palestra intitulada “Policia Militar e a Comunidade”, na sede da Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva.

Para o tenente-coronel Evandro Medeiros, a iniciativa surgiu da necessidade dos agentes comunitários conhecerem melhor a atuação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Judiciária Civil em suas diversas frentes de trabalho no estado, uma forma de aproximação da polícia com a sociedade. Entre os assuntos abordados, a formação do policial militar e suas atribuições e o funcionamento do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública, com a possibilidade de trabalho conjunto ao prestar atendimento ao cidadão. “Os agentes são lideranças representativas na sua comunidade e neste processo podem se tornar grandes parceiros na solução de problemas pontuais na busca da paz social,” salientou.

De acordo com a coordenadora da Justiça Comunitária, juíza Ana Cristina Silva Mendes, é de extrema importância os agentes comunitários conhecerem o trabalho dos policiais militares e obterem orientações de como agir em situações de conflito na sua comunidade. “A Polícia Militar tem em sua função ser acolhedora e atender em um momento de aflição as famílias e cidadãos que a procuram diariamente. As informações são importantes para desvendar mitos, quebrar paradigmas, o que é muito importante para o entendimento das ações policiais,” destacou a magistrada.

A agente Janaína Meira, que atua na cidade de Acorizal (62km a norte de Cuiabá), disse que é muito bom conhecer o trabalho dos policiais militares e as ações desenvolvidas. “É fundamental podermos saber como pode ser feita a comunicação de algum evento na área policial e também como funciona o atendimento pelo 190 no Ciosp – Centro Integrado de Operações e Segurança Pública”.

O programa Justiça Comunitária, instituído em Mato Grosso pela Lei nº. 8.161/2004, representa uma alternativa de acesso à justiça, prevenindo litígios, favorecendo a conciliação e aproximando o Poder Judiciário da população. As orientações são fornecidas pelos agentes residentes na própria comunidade. As áreas de abrangência envolvem, entre outras, Direito de Família, Previdenciário e do Consumidor. O programa atua hoje com 15 postos em Cuiabá, incluindo o distrito de Nossa Senhora da Guia e o município de Acorizal. As Comarcas de Várzea Grande, Poconé, Chapada dos Guimarães e Lucas do Rio Verde também participam da iniciativa.

Do TJMT