O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro promoveu essa semana uma experiência inusitada para estudantes de uma escola municipal que fica no bairro de Santa Cruz, zona oeste da cidade. Cerca de 50 meninos e meninas da Escola Professora Zélia Carolina Silva Pinho participaram de um júri simulado e conheceram toda estrutura do Poder Judiciário.
Para alguns – interessados desde cedo na carreira jurídica – a experiência foi fantástica e definitiva. Os adolescentes assistiram palestra com o desembargador Siro Darlan e conheceram como funciona a divisão e a organização judiciária no Rio de Janeiro.
A vinda dos estudantes foi promovida pelo projeto “Juristur/Conhecendo o Judiciário”, uma parceria do TJRJ com a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (FETRANSPOR).
O encontro também contou com a presença dos juízes Joel Pereira dos Santos, coordenador do projeto; Ricardo Starling e Juliana Kalichsztein, que relataram aspectos da rotina de trabalho dos magistrados e suas histórias de vida.
No plenário do 4º Tribunal do Júri foi feita a simulação de um julgamento com a colaboração da juíza titular da vara, Elizabeth Machado Louro. Os atores, 12 alunos voluntários, representaram o juiz, o promotor de Justiça, o advogado de defesa, o réu, os jurados e o secretário da sessão.
Para a estudante Tainá Cristina, essa oportunidade de conhecer do TJRJ foi especial e marcante.
Não imaginava que um tribunal fosse assim. Espero que promovam mais visitas como esta para que outros estudantes possam saber mais sobre o trabalho da Justiça”, disse Tainá.
Para o aluno Danilo Pereira da Silva, a imagem que ele tinha dos juízes, advogados e promotores de Justiça mudou a partir dessa visita. “Achava que eles eram metidos, mas vi que são pessoas como a gente”, declarou.
Fonte: TJRJ