Antigo Palácio da Justiça do RJ agora pode ser visitado no último sábado de cada mês

Compartilhe

O Antigo Palácio da Justiça abrirá suas portas todos os últimos sábados de cada mês para oferecer a visita “Por dentro do Palácio”, promovida pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. A partir deste sábado, dia 26, às 16h, os visitantes, guiados pelo ilustre personagem histórico Ruy Barbosa terão a oportunidade de conhecer o Palácio construído em 1926, após recentes obras de reforma e restauro.

O programa estreou em janeiro deste ano e já recebeu  mais de 500 visitantes. As visitas acontecem todas às quintas-feiras, em dois horários: às 16h e às 18h; e, agora, nos últimos sábados de cada mês, às 16h. A distribuição de senhas ao público será feita quinze minutos antes da sessão.  A entrada é franca e o número máximo de pessoas, por visita, é de 40.

Ruy Barbosa é interpretado pelo jovem ator Eduardo Diaz que, vestido a caráter, de fraque e cartola, recebe a população no pórtico principal do Palácio. A idealização do programa é da diretora do CCPJ-Rio, Silvia Monte; o texto e a direção são de Rafael Ribeiro.

Durante a visita os participantes conhecem algumas frases de Ruy Barbosa, que sintetizam a dimensão do pensamento do renomado jurista, tal como: “Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte.”

O antigo Palácio da Justiça fica na Rua Dom Manuel 29, térreo, no Centro da cidade. Mais informações,  pelos telefones 3133-3366 /3368 ou através do site www.tjrj.jus.br (Centro Cultural-CCPJ-Rio).

Fonte: TJRJ