Workshop realizado esta semana em Brasília em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu a capacitação de mais de 90 assessores em gestão estratégica dos tribunais brasileiros como parte do projeto “Desdobramento da estratégia do Poder Judiciário”. A partir do curso, os gestores vão atuar, com o apoio de consultores da FGV, na elaboração do planejamento estratégico de metas e ações para os próximos cinco anos para os respectivos tribunais.
Segundo a diretora do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Ana Chaer, “a capacitação é a preparação para o processo que continua com os assessores”. Durante o encerramento do workshop, ela esclareceu dúvidas sobre o trabalho a ser desenvolvido pelos gestores e consultores e apresentou o Canal da Estratégia, que tem o objetivo de “garantir a troca de experiências entre os gestores para o alinhamento estratégico do Judiciário”, afirma.
O Canal da Estratégia, em www.cnj.jus.br/estrategia, é mantido pelo CNJ e visa contribuir para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Nele é possível encontrar atividades como boas práticas dos tribunais, artigos e comentários dos gestores, notícias e divulgação de eventos sobre o tema.
O alinhamento estratégico corresponde à Meta 1 do Poder Judiciário que consiste em “desenvolver e/ou alinhar planejamento estratégico plurianual (mínimo de cinco anos) aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação no Tribunal Pleno ou Órgão Especial” . A meta foi aprovada durante o II Encontro do Poder Judiciário, realizado em Belo Horizonte em fevereiro deste ano.
RA/ SR
Agência CNJ de Notícias