Audiência de conciliação tem dinâmica própria em tribunal catarinense

Você está visualizando atualmente Audiência de conciliação tem dinâmica própria em tribunal catarinense
Compartilhe

Na X Semana Nacional da Conciliação, a Justiça do Trabalho de Santa Catarina espera realizar 386 tentativas de acordo, que serão conduzidas em nove unidades judiciárias. As audiências também ocorrem em Florianópolis, no Núcleo Permanente de Conciliação e Apoio às Unidades Judiciárias de Primeira Instância (Conap), com participação do juiz do trabalho convocado Charles Felisbino Baschirotto. A vara trabalhista com maior participação é a 3ª de Itajaí, com 89 audiências agendadas.

Em Florianópolis, a 2ª Vara do Trabalho vai intermediar a conciliação em 76 processos envolvendo a empresa Alu/Alcatel, do ramo de telecomunicações. Constam na pauta da unidade, inclusive, ações de outras varas da Capital e demais jurisdições, como Blumenau, Joinville, Mafra e Tubarão. A unidade foi designada pela Presidência do TRT-SC para atuar nesses processos pela Portaria 360/2015.

A iniciativa partiu da própria reclamada, uma das maiores litigantes da Justiça do Trabalho em Santa Catarina, que, após a intermediação do juiz Válter Túlio Amado Ribeiro, titular da 2ª VT, tem modificado a cultura de não realizar acordos. Todas as audiências serão presididas pelo magistrado, que costuma empregar uma dinâmica própria: sala com duas mesas e realização de audiências simultâneas.

Durante a Semana da Conciliação do ano passado, foram realizadas 337 mil audiências em todo o país, que resultaram em 150 mil acordos e arrecadaram R$ 1,2 bilhão para o pagamento de dívidas judiciais. Somente na Justiça do Trabalho catarinense foram realizadas 845 audiências, que repassaram R$ 8,8 milhões aos credores.

Fonte: TRT-SC