Nesta semana, de 24/1 a 28/1, o TJDFT realiza auditoria interna para avaliar a adequação e conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade, cujo escopo abrange, na Secretaria Judiciária, a autuação e distribuição de processos da 1ª Instância em grau de recurso nas classes Apelação Cível e Apelação Criminal, e a autuação e distribuição de petições de processamento originário nas classes Mandado de Segurança e Habeas Corpus. Na Ouvidoria Geral, será avaliado o acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários quanto aos serviços prestados pelo TJDFT.
O TJDFT executa auditorias internas em intervalos pré-estabelecidos para determinar se o Sistema de Gestão da Qualidade está conforme com as disposições planejadas e com os requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2008, e se o mesmo encontra-se mantido e implementado de forma eficaz.
As responsabilidades e os requisitos para planejamento e para execução das
auditorias e divulgação dos resultados, bem como para seleção dos auditores estão definidos no PRO SGQ 004 – Auditorias Internas.
As atividades de auditoria interna são executadas por pessoal qualificado e independente daqueles que têm responsabilidade direta pela área auditada.
O TJDFT estabeleceu procedimentos documentados para implantar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ e melhorar continuamente sua eficácia, com base nos requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2008.
Para tanto, a Administração do TJDFT montou o Núcleo de qualidade da Secretaria Geral do TJDFT e definiu a Política da Qualidade e os Objetivos, bem como os processos, atividades, recursos e responsabilidades necessários ao efetivo controle e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
Foram definidos os critérios de monitoramento e os indicadores de desempenho dos macroprocessos, com a finalidade de verificar se os objetivos estão sendo atingidos de e implementar as ações necessárias para atingir os resultados planejados.
O Sistema de Gestão da Qualidade do TJDFT é composto pelos macroprocessos de Medição e Gestão, Provisão de Recursos e Realização da Prestação dos Serviços.
Fonte: TJDFT