A Justiça do Trabalho decidiu, com base em estudos de desenvolvimento estratégico, encerrar no próximo dia 3 de abril as atividades da unidade de Presidente Médici, a 400 Km da capital, que completaria 15 anos de instalação em julho próximo.
Os estudos indicaram que, com a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho, o Tribunal teria que se adequar à nova realidade para atender o aumento do número de reclamações trabalhistas. No período de janeiro a 23 de março de 2009, foram ajuizadas 2.473 novas ações, um aumento de 67,29%, em relação ao mesmo período do ano de 2008, que registrou o ingresso de 1.486 processos.
O aumento da demanda de ações trabalhistas em Porto Velho, constatado pela Corregedoria-Regional, foi um dos fatores que contribuíram para que o Tribunal editasse a Resolução Administrativa nº 077/2008, que determinou a transferência de unidades de municípios com baixa demanda para outros de maior movimento processual.
A extinção da Vara do Trabalho de Tarauacá, em 5 de dezembro de 2008, e o encerramento, no próximo dia 3 de abril, das atividades da Vara do Trabalho de Presidente Médici, vem como a efetiva implantação da 7ª e 8ª VTs de Porto Velho, na esquina das ruas Marechal Deodoro e Afonso Pena, fazem parte do processo de conclusão da medida.
As disputas trabalhistas originadas nos municípios de Presidente Médici, Alvorada d’Oeste e Castanheiras, que anteriormente eram julgadas na Vara do Trabalho de Presidente Médici, passarão a ser apreciados nas Varas do Trabalho de Ji-Paraná, rua Monte Castelo, 1425, bairro Jardim dos Imigrantes, telefone (069) 3411-3502.
Fonte: TRT 14 (RO)