Bahia abre Semana da Conciliação com acordos em varas cíveis

Compartilhe

Com 30 mil processos inscritos, a Bahia abriu nesta segunda-feira (17/11) as atividades da Semana Nacional da Conciliação. Unidades judiciais de todo o estado participam com audiências, que prosseguirão até o dia 28. Destaque anual em número de acordos, a 30ª Vara Cível de Salvador abriu os trabalhos realizando 20 audiências.

Aproximadamente, 200 audiências deverão ser realizadas pelas juízas Lícia Pinto Fragoso Modesto e Carla Carneiro Teixeira Ceará. “É uma boa quantidade. E há a perspectiva de que o os índices de conciliação cheguem a 40%”, disse o diretor de secretaria, o servidor Alexandre Lordelo Barreto.

Para ele, independentemente do índice de acordos, o número de pessoas que procuram a conciliação é expressivo, assim como o trabalho da Justiça na busca da rapidez nos julgamentos. No ano passado, a 30ª Vara Cível realizou 350 audiências, com 32% de acordos. “Tudo isso significa redução de processos no cartório e melhoria no tráfego”, completou Alexandre.

A maior parte das ações se refere a ações rescisórias, diretamente relacionadas a financiamentos e compras a crédito. Também é expressivo o número de seguros de acidentes de veículos, o DPVAT.

Fonte: TJBA