Oferecer atendimento para quem não pode ou prefere não se dirigir até uma das 217 varas do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2). Essa é hoje a principal função do Balcão Virtual, serviço criado durante o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19 e que se mantém como uma alternativa de atendimento no Judiciário.
Desde o início do funcionamento, em março do ano passado, o Balcão Virtual do TRT2 já auxiliou 13.349 pessoas, sendo 6.098 só em 2022, até maio. São advogados e advogadas em sua maioria, de diferentes partes do país, e que recebem as mesmas orientações que teriam acesso presencialmente no balcão da secretaria. A diferença é que a comunicação ocorre por meio de salas virtuais, no Zoom. As principais dúvidas estão relacionadas à distribuição de processos, horários e links de audiência, bloqueio de ativos e expedição de alvarás.
Apesar da comodidade do atendimento a distância, falhas no áudio ou vídeo no equipamento podem prejudicar essa comunicação. “Se o advogado relata problema no PJe e o vídeo não está funcionando, ele não consegue espelhar a tela do computador. E nós não podemos ver o que está acontecendo para orientar”, exemplifica Ismael Souza, que integra a equipe de servidores e servidoras que atendem pelo Balcão Virtual. Algumas pessoas dão preferência por uso de chat da sala em vez do contato por áudio e vídeo, o que torna a conversa limitada. Já o uso do celular não permite o espelhamento de tela.
Para Dulcineia Figueiredo, responsável pela Secretaria do Centro Integrado de Apoio Operacional do TRT2, o Balcão Virtual esgota todas as possibilidades de atendimento para que a pessoa não precise se deslocar até uma unidade de 1º grau. Em um dia corriqueiro de serviço, por exemplo, mais de 80% dos casos são resolvidos somente com o auxílio virtual. “É por isso que o Balcão conta com elogios e aprovação do público”, explica ela se referindo à pesquisa de opinião positiva colhida no mês de abril.
Plataforma
O Balcão Virtual é uma plataforma de videoconferência para atendimento a advogados, procuradores, partes em processo e pessoas interessadas. O recurso pode ser acessado no TRT2 em dias de expediente, das 11h30 às 18h, no menu Contatos > Balcão Virtual. Assim como as audiências e julgamentos à distância, as reuniões ocorrem pela plataforma Zoom, sistema oficial de videochamadas da Justiça do Trabalho.
O servidor ou servidora designada para o Balcão Virtual presta o primeiro atendimento e, se necessário, pode agendar a continuidade com outros profissionais para a complementação. Se o processo estiver em segredo de Justiça, a parte e representantes precisam comprovar habilitação.
O Balcão Virtual não substitui o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e nem se destina ao contato com os gabinetes de magistrados de 1º e 2º graus.
Fonte: TRT2