Câmara dos Deputados aprova recondução de Emmanoel Campelo ao CNJ

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Câmara dos Deputados aprova recondução de Emmanoel Campelo ao CNJ
Compartilhe

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, a recondução do advogado Emmanoel Campelo para a vaga do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que deve ser preenchida pela Casa legislativa. A recondução contou com o aval de todos os líderes partidários: a aprovação somou 374 dos votos da Casa. O nome do conselheiro ainda terá de ser aprovado pelo Senado, após sabatina em Comissão e aprovação pelo Plenário da casa. A data da sabatina ainda não está marcada.

O CNJ é composto por 15 conselheiros, com mandato de dois anos, permitida uma recondução. A vigência do atual mandato do conselheiro terminaria em 19 de junho de 2014; com a recondução, Campelo pode ficar até 2016.

Emmanoel Campelo é coordenador do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação no CNJ. Entre as várias ações que o Comitê coordena, está a edição anual da Semana Nacional de Conciliação, que envolve os tribunais brasileiros. O conselheiro preside a Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania do CNJ.

O CNJ é composto por nove magistrados, dois membros do Ministério Público, dois advogados e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada (indicados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal). A presidência do órgão é de responsabilidade do presidente do STF.
 
Emmanoel Campelo foi assessor parlamentar da Câmara entre 2008 e 2011, e possui mestrado pela Universidade Católica de Brasília em Direito Internacional e Econômico.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias