Campanha contra o uso abusivo do álcool vai beneficiar 10 mil crianças na PB

Compartilhe

Será lançada no próximo mês, em todas as comarcas da região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande (PB) a “Campanha de erradicação da violência contra a criança e o adolescente causada pelo uso abusivo do álcool”. O projeto, que conta com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai atender cerca de 10 mil crianças e jovens, só este ano. A campanha foi apresentada para magistrados e promotores do estado, na última sexta-feira (20/03), pela Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (Apoitchá), que coordena o projeto. Na ocasião, foi editada uma carta de adesão de apoio à campanha, que contou com a assinatura de representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) e da Apoitchá.

A expectativa é de que até o mês de maio, a campanha já tenha atingido todos os municípios do Estado.  “O trabalho voltado para conter o uso abusivo no álcool por crianças e adolescentes já é difundido na nossa comarca. O que nós esperamos é sensibilizar ainda mais as empresas públicas e privadas sobre o tema. O TJPB tem se revelado um grande parceiro nessa luta”, comentou a juíza da Infância e Juventude de Lucena, Graziela Gadelha. Para coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Vivianne de Andrade Sarmento, essa campanha é de extrema importância para toda a sociedade. “Estamos ouvindo magistrados de todas as comarcas, com o propósito de apoiarmos projetos dessa natureza. É necessário que se crie uma rede de suporte às crianças e adolescentes”, afirmou.

Já a coordenadora-geral da Apoitchá, Andréia Carrer, disse que a campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil e o poder público rumo à construção de políticas voltadas ao enfrentamento do uso abusivo de álcool. “Para isso temos que levar informação às crianças e adolescentes sobre os perigos do consumo excessivo de álcool. Também vamos construir uma base de dados para localizar todos os casos que envolvam violência e álcool”, adiantou Carrer, que também é a coordenadora do projeto. A campanha vai contar com folderes, teatro, cartazes e vinhetas para rádio e internet. Só em João Pessoa, 64% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio, da rede pública, afirmaram já terem feito uso do álcool, enquanto 11,4% usam a droga com freqüência. Outros 6,9% revelaram que são dependentes da substância.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação TJPB