Campina Grande, na Paraíba, recebe 5º centro de solução de conflitos

Você está visualizando atualmente Campina Grande, na Paraíba, recebe 5º centro de solução de conflitos
Compartilhe

Foi inaugurado, na sexta-feira (23), mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) na região de Campina Grande (PB). A unidade, quinta a ser instalada na cidade, atende a determinação do novo Código de Processo Civil (CPC) de que a tentativa de conciliação deverá anteceder até mesmo a resposta do réu. Na ocasião, foi assinado o convênio entre o Judiciário estadual e a Faculdade Cesrei, que regula a parceria entre as instituições e permite o funcionamento do Cejusc V.

A instalação do centro cumpre mais uma fase da política estadual de consolidação das formas autocompositivas de solução de conflitos, segundo o diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Leandro dos Santos. “O CNJ determinou que todos os tribunais brasileiros aderissem a essa política de forma a dar celeridade ao Judiciário e diminuir o tempo de tramitação processual”, disse. “A intenção é expandir para todas as regiões do estado, afinal, quanto maior for o número de centros em funcionamento, melhor será o resultado”, reforçou.

Resultados obtidos pelos centros já implantados mostram que investir nesse tipo de projeto beneficia tanto o Judiciário, que ganha celeridade e reduz o estoque processual, quanto a população, que não precisa esperar que a questão se torne judicial para resolvê-la, diz o magistrado. “Para se ter uma ideia, somente no último mutirão que realizamos em Campina Grande, chegamos ao número de 2 mil audiências e R$ 2 milhões em benefícios, pagos ao jurisdicionado. Em 2017, pretendemos alcançar cada vez mais pessoas. Estamos caminhando, e caminhando bem”, ressaltou.

Fonte: TJPB