Em 2021, os canais oficiais de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) – Disque-Eleitor, Fale Conosco e Ouvidoria – atenderam 113.110 demandas por meio de telefone, WhatsApp e sistema on-line. Desse total, houve 101.306 ligações para o Disque-Eleitor.
Nas ligações para o Disque-Eleitor de janeiro a dezembro de 2021, as informações mais procuradas foram sobre o alistamento eleitoral (25,1%), seguido pela regularização de títulos cancelados ou suspensos (16%) e certidão de quitação eleitoral (10,9%). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones são 148 ou (31) 2116-3600.
Dos chamados atendidos pela Seção de Suporte à Ouvidoria, 5.468 foram direcionados ao sistema Fale Conosco. Os assuntos mais demandados foram certidões da Justiça Eleitoral, justificativa e regularização, alistamento eleitoral, 2ª via ou alteração do título.
Pelo telefone, foram 3.430 atendimentos. Pelo WhatsApp, 2.213. E pelo sistema on-line foram 693 demandas registradas. Entre as demandas do sistema, houve 468 solicitações, 124 reclamações, 35 denúncias, 34 solicitações relativas a Lei de Acesso à Informação, 20 elogios, 10 sugestões e duas solicitações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Redes sociais
As redes sociais utilizadas pelo TRE-MG, além de serem páginas de veiculação de notícias e informações sobre a Justiça Eleitoral, também são canais de interação com a população, por meio de comentários e mensagens. Houve crescimento em todos os perfis do Tribunal em 2021.
Rede | Seguidores em 2020 | Seguidores em 2021 |
21.298 | 21.700 | |
14.500 | 16.200 | |
9.874 | 10.100 | |
YouTube | 7.750 | 9.530 |
Já o site do TRE-MG registrou um total de dois milhões de usuários e 10.875.663 de visualizações de páginas. As páginas mais acessadas foram Título Net (1.469.284), Certidão de quitação (466.083) e Agendamento de atendimento nos cartórios (450.230).
Fonte: TRE-MG