Caravana da Justiça amplia o trabalho de planejamento no ES

Compartilhe

A implementação do Projeto Caravana da Justiça possibilitou à Assessoria de Orçamento e Planejamento do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) ampliar o alcance do orçamento participativo para 2014, de acordo com a assessora Maria Elysa Gonçalves de Souza. Se no modelo anterior, de assembleias, a equipe visitava somente às grandes comarcas, neste ano os assessores da Presidência estiveram em mais de 30 delas em todo o estado.

“Isso possibilitou-nos que pudéssemos ver, mais de perto, a realidade de cada comarca, principalmente aquelas menores, e conversar com os servidores, ouvindo suas necessidades para que a Justiça possa prestar um melhor serviço à população”, observou Maria Elysa. A Caravana da Justiça encerrará sua jornada nesta sexta-feira (12/7) em Nova Venécia, na região noroeste do estado, onde serão feitas audiências de conciliação em 70 processos da comarca-sede e também de São Gabriel da Palha.

Na próxima semana, como os estandes da Caravana da Justiça não serão mais instalados na Praça Oito, a equipe de planejamento percorrerá os fóruns da Comarca da Capital – Vitória, Serra, Vila Velha, Viana e Cariacica – para ouvir as sugestões e demandas dos servidores e de populares.

Na avaliação de Maria Elysa, quando as conclusões do trabalho da Assessoria estiveram prontas para apresentação à Presidência, seu alcance será muito mais amplo do que nos anos anteriores. “Temos tido três demandas principais: segurança física dos fóruns e de pessoal, uma demanda que surgiu, principalmente, em Jaguaré; manutenção dos bens imóveis; e carência de pessoal, em especial nas comarcas menores”, relatou.

Foto: TJES