Casais oficializam a união em Porto Rico e Apicum-Açu (MA)

Compartilhe

Dois casamentos comunitários foram realizados no início do mês na Baixada Maranhense: o primeiro, em Porto Rico, Termo Judiciário de Cedral, e o segundo em Apicum-Açu, Termo Judiciário de Bacuri. O desembargador Cleones Cunha, corregedor-geral da Justiça, aproveitou a oportunidade para participar das cerimônias e visitar as comarcas.   

Com um salão repleto de casais prontos para dizerem o “sim” diante do juiz, o Casamento Comunitário de Porto Rico reuniu centenas de moradores do município. Foram 106 nubentes afirmando o desejo de passarem a vida um do lado do outro, perante a lei. A juíza Marcela Lobo, titular de Cedral, foi quem comandou a cerimônia.  “É muito emocionante e gratificante poder proporcionar momentos como este a essas pessoas que querem firmar o compromisso de amor e de felicidade. Estes estão sendo os primeiros casamentos comunitários que realizo na comarca e é uma experiência única”, comentou a juíza.

Companheirismo – Em Cedral, solenidade de caráter semelhante reuniu 67 casais na sede da comarca. O desembargador Cleones Cunha encerrou o casamento comunitário de Porto Rico desejando uma vida de companheirismo para os casais. Também participaram do evento os juízes Paulo de Assis Ribeiro, titular da Comarca de Guimarães, e Gisa Fernanda Nery Mendonça de Sousa, titular da Comarca de Mirinzal.

Em Apicum-Açu, o Casamento Comunitário reuniu parentes e amigos de 27 casais, que tiveram direito a marcha nupcial e entrada em tapete vermelho.  Muitos envergonhados, outros bastante animados, os nubentes estavam com a felicidade estampada no rosto. “É com felicidade que estamos realizando esses casamentos, momento pelo qual muitos deles aguardam durante anos”, comentou o juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, titular da Comarca de Bacuri.    

Organização – “Encontramos um trabalho organizado, bem estruturado, o que reflete o compromisso dos juízes com as demandas de suas comarcas. É gratificante ver que a população desses municípios está satisfeita com o trabalho dos magistrados e que eles se dedicam para oferecer a melhor prestação jurisdicional possível”, afirmou o corregedor-geral da Justiça. Tanto em Cedral, quanto em Bacuri, Cleones Cunha, além de participar das cerimônias dos casamentos comunitários, conheceu as instalações dos fóruns, conversou com servidores e reuniu-se com os juízes titulares para avaliar a produtividade e operosidade do trabalho Judiciário.

“Temos avaliações muito positivas, animadoras. Principalmente, quando encontramos fóruns bem estruturados, equipamentos em pleno funcionamento para a gravação de audiências e outros detalhes que fazem diferença na atividade diária das comarcas”, destacou o corregedor. Durante a viagem, o desembargador Cleones Cunha também parou para conhecer as Serventias Extrajudiciais de Mirinzal e Cedral e fez uma visita à delegacia de Cedral, onde conversou com os detentos e avaliou a situação da carceragem.

Da CGJ-MA