O Poder Judiciário cearense realizou 1.943 audiências no primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação. Do total, 986 resultaram em acordos, o que representa 50,75% de êxito. Os dados, fornecidos pelo Departamento de Informática do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foram atualizados até as 18h20 da segunda-feira (28/11).
Na comarca de Fortaleza, ocorreram 406 audiências, das quais 140 terminaram em acordos. Um dos casos solucionados, no Fórum Clóvis Beviláqua, foi o da costureira K.M. e do auxiliar de galpão F.S.. O casal se separou há pouco mais de um ano e, desde então, discutia na Justiça o valor da pensão das filhas, de um e três anos de idade. Na sessão, F.S., que tem outros dois filhos de relacionamento anterior e recebe um salário mínimo por mês, concordou em pagar R$ 120,00 mensais às crianças. “O valor é pouco, mas já é uma ajuda. O bom foi ter resolvido logo”, afirmou K.M.
No interior do estado, a Vara Única da Comarca de Quiterianópolis lidera a estatística com 154 audiências realizadas e 117 acordos obtidos. Em segundo lugar, o Juizado Especial de Iguatu, que contabilizou 121 audiências e 87 acordos. Em terceiro, a Vara Única de Família e Sucessões da comarca de Maracanaú, que registrou 68 audiências e 56 acordos. As comarcas de Iracema e Pentecoste obtiveram 100% de acordos, sendo o número de conciliações 15 e 14, respectivamente.
Na última sexta-feira (25/11), estavam programadas inicialmente 9.711 audiências para acontecer nos cinco dias. Entretanto, esse número subiu para 16.340 audiências, tendo em vista que muitas comarcas do Interior enviaram, na segunda-feira (28/11), o quantitativo de audiências a serem realizadas. Segundo informações da Divisão de Sistemas e Métodos do TJCE, a estatística ainda pode aumentar.
Na Justiça de 2º Grau, a conciliação está sendo coordenada pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Na capital, a responsável é a juíza Jane Ruth Maia de Queiroga e, no âmbito estadual, a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar. As audiências seguem até a próxima sexta-feira, 2 de dezembro.
Fonte: TJCE