Ceará já agendou 8,8 mil audiências para Semana da Conciliação

Você está visualizando atualmente Ceará já agendou 8,8 mil audiências para Semana da Conciliação

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) agendou, até o final da manhã desta quinta-feira (19/11), 8.889 audiências para a X Semana Nacional da Conciliação, programada para 23 a 27 de novembro. As inscrições para agendamento de audiências serão encerradas às 18h desta sexta-feira (20/11). Advogados e partes interessados em incluir processos na pauta de conciliação devem acessar o link “Quero Conciliar” no site do tribunal (www.tjce.jus.br) para se cadastrar.

O diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Márcio Brasileiro, informa que do total de audiências marcadas, 5.765 foram nas comarcas do interior e 3.124 na Comarca de Fortaleza. Neste ano, as sessões conciliatórias são referentes a ações que envolvem questões relacionadas a instituições financeiras, concessionárias de energia elétrica, operadoras de saúde e de telefonia celular. Farão parte ainda multas da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), divórcio, pensão alimentícia e revisional de contratos bancários, entre outras.

Criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para disseminar a cultura da paz e do diálogo, a força-tarefa é um esforço concentrado da Justiça brasileira para solucionar o maior número possível de litígios por meio da conciliação. Em 2014, o Judiciário cearense agendou 17.552 sessões conciliatórias. Desse total, foram realizadas 16.175, que resultaram em 6.741 acordos.

Abertura – No Ceará, a Semana da Conciliação será aberta oficialmente nesta segunda-feira (23/11), às 9h, na entrada principal do Fórum Clóvis Beviláqua, com a presença da presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale. Comparecerão também o supervisor do Nupemec, desembargador Francisco Gladyson Pontes; o diretor do fórum, juiz José Maria dos Santos Sales; o coordenador do núcleo, juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira; além de magistrados, servidores e representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE).

Durante as audiências na sede do Nupemec, instalado no andar térreo do TJCE, atuarão como conciliadores os desembargadores aposentados: Francisco Suenon Bastos Mota, Clécio Aguiar Magalhães e Pedro Regnoberto Duarte; os juízes aposentados Francisco Willo Borges Cabral e José Eliezer Pinto; e a defensora pública Aspázia Cristina Dias Soares.

Fonte: TJCE