Cejuscon Cascavel, no Paraná, será inaugurado hoje

Compartilhe

A implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) na Subseção Judiciária de Cascavel acontece nesta quinta-feira (9), às 11h. O mutirão de inauguração conta com 16 audiências, sendo nove Execuções de Título Extrajudicial (Sistema Financeiro de Habitação e Contratos de Empréstimo Bancário), cuja parte é a Caixa Econômica Federal, e sete ações movidas contra o INSS, que tramitam no Juizado Especial Federal Previdenciário. A solenidade de implantação acontece na sede da JFPR de Cascavel. Além de especializar-se nas atividades de solução de conflitos pré-processuais e processuais, o atendimento e orientação à cidadania, compete aos Centros buscar, mediante a conciliação, a solução de questões cíveis, administrativas, fiscais, previdenciárias e outras questões passíveis de acordo.

A juíza federal Marize Cecília Winkler, coordenadora  do CEJUSCON da Subseção Judiciária de Cascavel, explica que a conciliação, como forma de resolução de conflitos, já é aplicada na Justiça Federal em  inúmeros casos, principalmente em matéria previdenciária e em SFH. O  CEJUSCON, que atende as diretrizes da Resolução CNJ nº 125 de 2010,  vem em apoio a estas práticas, visando ampliá-las e desmistificá-las,  criando uma nova cultura de acordos entre as partes.

As atividades do Centro de Conciliação ocorrem principalmente com a  realização de mutirões periódicos, distribuídos por matérias. Os interessados serão chamados a comparecer na sede da Justiça Federal  por intimação via oficial de justiça, como  por meios mais rápidos e econômicos, como ligações telefônicas. Caso a  parte interessada queira propor um acordo ou obter maiores informações a respeito, também poderá buscar diretamente a Central, independentemente de prévia intimação por parte do Judiciário.

A conciliação é a forma de solucionar pacificamente os conflitos , bem como proporcionar uma resposta aos jurisdicionados de forma célere e  eficaz. “Referidos centros visam equacionar os interesse das partes de  forma que ambas saiam satisfeitas. É  a concretização de um novo paradigma para a Justiça”, afirma a magistrada.

Quem tiver interesse em atuar como mediador e conciliador pode procurar a sede da Justiça Federal de Cascavel. Podem atuar voluntários profissionais de diversas áreas. Magistrados, membros do MP, Procuradores do Estado e integrantes de qualquer carreira jurídica. Advogados, estagiários, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais universitários devem ter conhecimento sobre a área ou participar de cursos preparatórios. Os voluntários atuarão sob orientação dos Magistrados coordenadores e outros juízes envolvidos.

Serviço:
Cerimônia de inauguração do Cejuscon de Cascavel
9 de junho (quinta) 
Cascavel
Horário: 11h – COLETIVA DE IMPRENSA ÀS 10H30
Local: Sede da Justiça Federal de Cascavel – Rua Paraná, 2767

Fonte: Assessoria de Comunicação da Justiça Federal do Paraná