Centros de conciliação serão instalados em universidades do Ceará

Você está visualizando atualmente Centros de conciliação serão instalados em universidades do Ceará
Compartilhe

Centros de Solução de Conflitos podem ser instalados nos juizados especiais que já funcionam nas universidades do Ceará. O assunto foi discutido em reunião com o supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça (TJCE), desembargador Francisco Gladyson Pontes, representantes da Defensoria Pública e de universidades particulares da capital.

O objetivo foi traçar planos para instalar centros de solução de conflitos nos juizados especiais que funcionam nas universidades. A medida consta na Portaria 2.504/2015, publicada no Diário Justiça no último dia 12. Segundo o desembargador, a ideia é aproveitar a estrutura física e a disponibilização das universidades “para que ali se agregue a atividade de um centro de conciliação e mediação”.

A implantação dos centros irá promover capacitação e atualização contínua de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores em métodos consensuais de solução de conflitos. Envolverá, ainda, professores e estudantes das universidades em projetos, ações e estágio junto às unidades do Judiciário.

As ações buscam implementar e consolidar a política pública permanente e aperfeiçoamento da solução consensual de conflitos; reduzir a excessiva carga jurisdicional dos conflitos de interesse; difundir a cultura da conciliação, por meio de práticas próprias; e somar esforços e meios para ampliar o movimento pela conciliação e tornar efetivos os resultados.

Fonte: TJCE