Para implementar o processo virtual, o
"Não mediremos esforços para que o processo virtual se torne uma realidade no Judiciário brasileiro", disse
O sistema de processo virtual foi entregue pelo CNJ aos tribunais de justiça no dia 15 de setembro, no I Encontro Nacional de Informatização,
Segundo
Alguns Tribunais de Justiça já utilizam o sistema de processo virtual em experiência piloto desde meados de setembro. Goiás e Espírito Santo, por exemplo, já estão familiarizados com a ferramenta e fizeram várias sugestões de adaptação. No final de outubro, nos dias 26 e 27, o CNJ promove novo encontro, desta vez em Vitória (ES), para finalizar a fase de implantação e dar início ao uso efetivo do sistema nestes tribunais. Até lá, eles continuam utilizando a ferramenta como experiência piloto.
O sistema de processo virtual do CNJ foi desenvolvido em software livre e permite a tramitação totalmente eletrônica de processos, via internet, dando mais agilidade e transparência ao Judiciário, ao mesmo tempo em que permite grande economia de recursos a todos os envolvidos. Depois da experiência piloto com os tribunais de Justiça, o sistema começará a ser distribuído para todos os segmentos do Judiciário, sem nenhum custo.
A reunião com os técnicos dos Tribunais de Justiça se realiza na sede do STF, em Brasília, e segue até o final da tarde desta quarta-feira (04/10).