CNJ e Fiesp promovem encontro sobre Programa Começar de Novo

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizam, a partir da próxima semana (dias 5 e 6/09), em São Paulo, o Encontro Nacional do programa Começar de Novo. O evento a ser realizado na sede da Fiesp pretende mostrar a empresários de todo o país que a ampliação do acesso de detentos e ex-detentos à capacitação profissional e à oportunidades de trabalho pode, além de promover a cidadania, diminuir a reincidência criminal, em benefício de toda a sociedade. Será aberto pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso; pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf; e pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

A iniciativa faz parte do Programa Começar de Novo, criado pelo CNJ em 2009, com o objetivo de administrar, em nível nacional, ofertas de profissionalização e de emprego para detentos e egressos do sistema carcerário. Na ocasião, o CNJ, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Fiesp vão renovar convênio por meio do qual as três instituições promovem, em parceria, ações voltadas à reinserção social do público-alvo do programa. Além disso, também está prevista a assinatura de um segundo convênio, com o mesmo fim, entre a Fiesp, o Senai e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP).

Cartilha – O evento será marcado, ainda, pelo lançamento da Cartilha do Empregador, publicação que dá orientações sobre como os empresários podem aderir ao Começar de Novo e as vantagens desse tipo de contratação – tanto para as empresas como também para a sociedade. Um dos destaques da programação é a palestra que abordará o sistema carcerário brasileiro, a ser feita pelo juiz coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas do CNJ (DMF/CNJ), Luciano Losekann.

Outro debate aguardado com expectativa é o que enfocará a importância da mídia na mudança do paradigma social sobre o tema – questão a ser abordada pelo jornalista Valmir Salaro e pelo ator Milton Gonçalves, ambos da Rede Globo de Televisão.

Experiências – Já o presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, e o professor da Universidade de São Paulo (USP, José Pastore – este último, autor do livro “Trabalho para ex-infratores” (2011) – falarão das experiências, vantagens e a importância de se dar uma segunda chance a quem acertou as contas com a Justiça e quer começar uma nova vida.

Completam a programação, entre outras, palestras sobre capacitação profissional, formas de contratação da mão de obra de detentos e egressos do sistema carcerário e o Plano Setorial de Qualificação – do Ministério do Trabalho e Emprego – bem como sua importância para a capacitação profissional de detentos e egressos.

Acesse, no link abaixo, a programação completa do Encontro:
http://www.fiesp.com.br/eventos/evento.aspx?evt=898

Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias