A maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas para aprimorar a produtividade, dar maior agilidade e qualificar a tramitação de processos está chegando na sua fase final. Neste sábado (28/11), a partir das 10h, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizam o Demoday do CNJ Inova.
Durante o evento on-line, que terá transmissão pelo canal do CNJ no YouTube, as seis equipes finalistas apresentam as versões definitivas das soluções de ciência de dados e inteligência artificial em torno de dois desafios: tempo e produtividade; e inconsistência de dados nos sistemas dos tribunais para consolidação na Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud).
No Demoday, é realizado um pitching, onde os projetos passam por testes e os finalistas fornecem todas as informações necessárias para a análise da comissão avaliadora. A comissão vai observar aspectos como efetividade na resolução do desafio proposto, viabilidade de implantação, além de completude, criatividade e inovação da solução.
Ao final desta fase, serão selecionadas uma equipe por desafio. E as vencedoras recebem um novo prêmio de R$ 40 mil – ao serem classificadas para o Demoday, as seis equipes ganharam prêmio de R$ 20 mil cada. O resultado final será divulgado no dia 7 de dezembro.
Participação
Além do CNJ e da Enap, o CNJ Inova conta com o apoio do Lab Griô e da Plataforma Shawee. Ao todo, foram formadas 68 equipes, com mais de 500 profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como Direito, Administração e Tecnologia. E, em apenas 10 dias, elas apresentaram 39 propostas que foram avaliadas na primeira fase.
Para o primeiro desafio, foram 24 propostas. Nele, os participantes tiveram que, a partir do DataJud, criar metodologias e ferramentas para identificar padrões e comparar o andamento de processos em cada unidade judiciária do Brasil. Os três projetos selecionados e que participam agora do Demoday são “EITA – Mais que dados, informação estratégica”, “KJus” e “Panorama”.
No segundo desafio, as equipes desenvolveram 15 projetos para identificar e corrigir inconsistências nos metadados – referências nos registros de sistemas que facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações – dos processos em tramitação nos sistemas dos tribunais, que são base para uma consolidação qualificada no Datajud. Os selecionados foram “FaxinaJud”, “CLEANJUD” e “Buscador de Inconsistências”.
Serviço:
CNJ Inova – Demoday
Quando: sábado (28/11), às 10h
Onde: Canal do CNJ no Youtube
Alex Rodrigues
Agência CNJ de Notícias